domingo, 22 de fevereiro de 2009

Meu lugar e meu carnaval...



Nasci na cidade do frevo, na cidade que hoje ferve de muita alegria, calor e música. Lembro quando criança, meu pai me colocar em cima de seus ombros e me levar para o meio da folia. Na verdade, isso só aconteceu uma vez, mas foi o bastante para querer sempre "bater o ponto" por lá, até porque, eu estava em casa.

Eu sei o que é carnaval, se sei! Já subi e desci muitas vezes as ladeiras da minha Olinda, cambaleando ou não (rs). Ooooo delícia !!! Já acompanhei várias troças, com suas orquestras de frevo e seus bonecos gigantes, indo até o fim do percurso e não satisfeita, implorar por um bis. Já ouvi muitas vezes o batuque do maracatu e choreeeeei, porque àquilo me emociona demais, desestabiliza o meu coração e um dia eu aprendo a tocar aqueles tambores que me fazem sorrir por dentro.Já comi muita tapioca na Sé, meu almoço de carnaval, fonte de energia até chegar a hora do corpo só pedir uma cama.Já tive que usar os banheiros públicos nojentos e sair pisando no xixi dos maus educados, também faz parte. Já fui mulher gato, mulher maravilha, policial e índia, um mico que a gente só tem coragem de pagar uma vez por ano...e como é divertido fazer esse teatro. Todos os anos eu parecia um pinto no lixo, feliz da vida!



Nasci no lugar certo. No lugar que obrigatoriamente você tem data marcada pra ser feliz, pra deixar a alegria fluir, independente do que esteja acontecendo em sua vida. E hoje eu to aqui, mas meu coração está todinho lá e sinto muitas saudades.

Marido e eu já combinamos que iremos envelhecer nas ruas de Olinda. Antes disso, iremos nos programar para passarmos os próximos carnavais por lá, acompanhando as Pitombeiras de Olinda, frevando com o Homem da Meia Noite, indo à cerimônia dos Tambores Silenciosos, cantando com Alceu Valença na abertura do carnaval...

Eita saudade, me lasca!

13 comentários:

Samantha 22 de fevereiro de 2009 às 18:19  

Oi Ana,
Eu sei bem do que você tá falando. Eu também estou longe, bem longe do carnaval. Aqui nem existe carnaval... Mas um dia eu também estarei de volta!
Boa semana!

Unknown 22 de fevereiro de 2009 às 18:23  

O xente bichinha tu é pernambucana? E de Olinda, ó linda?
Sou pernambucana também, de Recife, mas morei muitos anos em Olinda.
Já brinquei também carnaval, mas hoje estou fora, porque mudeu minha maneira de ver a vida, mas isso é outra história.
Abraços, bom final de semana!

Ana Medeiros 22 de fevereiro de 2009 às 18:25  

Pois é meninas, sou olindense e estou aqui em Sampa, trancada em casa sem carnaval, só faço chorar vendo pela televisão...rsrsrs...É a vida ne?? Mas será só esse ano, o próximo estarei nas minhas ladeiras.

Ana Rosa 22 de fevereiro de 2009 às 18:39  

Lindinha mãe é de Recife e sempre fala, carnaval bom é naquela terra, de folia e de calor. Os melhores caranavais ela passou em Olinda.... muito legal seu texto, bjs, bom carnaval!!!

Unknown 22 de fevereiro de 2009 às 19:34  

Ana, uma amiga pernambucana todo ano deseja Feliz Carnaval aos amigos. Lendo esse seu depoimento apaixonado... entendo o porquê! Carnaval por lá é outra coisa, né?! Esse tenho (muita) vontade de conhecer. Aqui pela terra da garoa, Carnaval, pra mim, é só um super-hiper-mega-ultra-feriadão-prolongadão-eeeeeba!!Que já é alguma coisa, né não??!!

Beijos!

Anônimo,  22 de fevereiro de 2009 às 19:45  

Oi, Ana!
Pois é, uma varanda dá outro ar numa casa ou AP, ainda que pequenininha... e o mais importante é colocar qualquer coisinha lá. Tudo vale para deixar ela aconchegante...
:)

Te consola se eu te falar que chorei (também) vendo o maracatu pela TV? Eu queria somente a noite dos tambores silenciosos. Pronto! Já tava de bom tamanho e eu ficava felizinha...:)

Beijos.

Eva 22 de fevereiro de 2009 às 22:04  

Oxe, Ana, que declaração linda ao carnaval pernambucano!

Ana Elisa"Beth" 22 de fevereiro de 2009 às 23:15  

E eu nem gosto de carnaval, mas hj dava um dente da frente pra estar em casa, em Natal/Rn. Uma rede de frente pro mar já matava minha vontade. Beijocas. Ah, vou linkar o blog, pode? Adorei isso aqui!

22 de fevereiro de 2009 às 23:52  

Sinto um pouco de saudades desses carnavais ... rs
Lindo post.
beijos, Jê

Chris 23 de fevereiro de 2009 às 05:04  

Nossa que delicia, da ate mais vontade de conhecer suas bandas!! Deve ser tao lindo! Eu tbm tenho saudades do carnaval da minha cidade, mas tudo bem...e ate bom sentir essas saudades! hehehe

bjks

Talita Dona Perfeitinha 23 de fevereiro de 2009 às 20:00  

Saudade boa demais, Ana!
Ainda n~ao conheço tua terrinha, mas minha mae foi a Olinda e adorou. Quero muito algum carnaval fazer tudo isso que voce diz que 'e legal... Quem sabe nao nos encontramos por l'a e vc nos apresenta tua amada cidade natal?
Beijos,
Talita.

Anônimo,  26 de fevereiro de 2009 às 12:15  

eu e meu marido fomos pra Olinda!!! de novo... somos paulistas, moramos em Salvador mas passamos o carnaval em Olinda há 3 anos... que delícia!!! é mto bom!!! desta vez levamos um casal de amigos que piraram... ainda fomos pra Recife Antigo... PERFEITO!!!
beijos,
Camila

Danielle Valença 3 de março de 2009 às 03:24  

Ai Ana...

Fiquei com o coração apertado depois de ler esse post lindo!! Me coloquei no teu lugar (aliás, sempre faço isso qdo vc diz que tá com saudade daqui...). Amo nossa terra, nossa gente, nossa cultura e tenho o maior orgulho de tudo isso! Sempre agradeço à Deus por ter saúde e oportunidade pra aproveitar tudo o que este lugar nos oferece: ver as paisagens, comer as comidas gostosas, ir à praia, curtir o carnaval, ouvir os ritmos, dançar esses ritmos e etc..
Inclusive,o carnaval tem uma grande (e linda)participação em minha vida. Nele, viví momentos mágicos, importantes e decisivos
para a minha estória e destino, conhecí meu marido em uma daquelas ladeiras de Olinda, pleno sábado de carnaval(tenho até foto desse dia!!!)!! Que por sinal, estava dando indícios de que não sería uma boa festa pra mim (se é que isto é possível), até encontrar o dito cujo! Ave Maria, foi bom demais!!! Muito massa mesmo!!! E eu nem achava que ia dar em alguma coisa viu?! Pensei que fôsse só mais um amor de carnaval, desses que não chegam nem na Semana Santa (viram lenda, sabe?!...rsrsrsrss). Mas, pra minha sorte e felicidade (e espero,dele tb né?!), a vontade de ficar juntos foi aumentando... E, ele ainda por cima morava em Olinda!!! Vê só! Perto de mim, que morava em Recife!! Bom, esse "cabra" me "enrolou" durante 08 (OITO) carnavais, 03 copas do mundo, várias olimpíadas e Natais...Mas, em 29 do 12 de 2005 eu dei-lhe uma "rasteira" bonita...e tivemos até agora, o dia mais lindo das nossas vidas, quase um sonho, inesquecível!! E desejo a todos vcs que aproveitem bem seus carnavais, pois coisas maravilhosas podem surgir pra vcs!

Bjs, linda!!!
Dani Valença.

P.s. desculpa o tamanho do comentário...

MySpace Backgrounds

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP