domingo, 1 de fevereiro de 2009

Comendo Café no Chá da Tarde!

Por Nana

Café sempre me lembra infância. 
Calma, eu não tomava café quando pequena e sim conheci a sua planta, o cafeeiro e peguei os seus grãos na mão. Os meus pais são do interior de São Paulo, da cidade São Manuel e lá é uma das principais cidades produtoras desse grão de sabor e cheiro tão acentuado. 
Apesar de crescer nesse ambiente, eu não sou fã da bebida. Eu tomo apenas para acordar depois de uma refeição e quando o meu corpo pede uma cama no serviço.
Mas as receitas feitas com café, como doces e salgados, dá um  sabor mais suave, revelando um encanto diferente ao prato.  

Para quem não sabe, o café surgiu na região de Etiópia, difundindo para o Egito e Europa.
O seu nome é de origem árabe qahwa, que significa "vinho". Conta uma lenda, que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu mais vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI, o café era utilizado no oriente e torrado pela primeira vez na Pérsia.

Bolo de Café 



Ingredientes
1 e 1/2 xícara de chá (180 gr) farinha de trigo
150 gramas de manteiga sem sal e derretida
4 ovos
2 xícaras de chá (300 gr) de açúcar
2 colheres de chá rasas (6 gr) de fermento em pó
2 colheres de chá de café solúvel

Modo de fazer
Misture o café com a manteiga derretida. Adicione os ovos ligeiramente batidos. Junte o açúcar, a farinha e o fermento, previamente peneirados.
Coloque na assadeira (tamanho 24 x 5 cm) untada e asse no forno pré-aquecido.
Desenforme frio.

Calda

Ingredientes 
75 ml de água
1 colher de chá (15 gr) de café solúvel
2 colheres de chá (7 gr)  de açúcar 
1 colher de sopa (15 ml) de rum (opcional)

Modo de Fazer
Misture os ingredientes e utilize na massa. 

Ao contrário, o meu marido é louco por um café e eu tinha uma amostra grátis para máquina de café italiana. Nada deixar ele fazer aquele cafézinho, já que eu queria aprontar na cozinha e não temos essa máquina em casa. Com certeza, ele iria descobrir uma forma de fazê-lo, como um cientista maluco, para aproveitar o café solúvel dentro daquela pastilha. Eu simplesmente abri a pastilha, utilizei na receita e não contei a estratégia rs para não dar ideia ao meu marido.  
Essa receita ficou divina e o cliente vip, maridão, ficou louco por esse bolo. 
Bem, acabou em 30 minutos!
Sim, em 30 minutos rs agora me diz se o homem gosta ou não gosta de café?


8 comentários:

Arlesandra 1 de fevereiro de 2009 às 11:19  

Olha. Eu gosto de café viu! já estou Ctrl + C e Crtl + V nesta receita tá! Claro que vou fazer!
bjussssssssssssssss

Ana Matusita 1 de fevereiro de 2009 às 11:29  

Nana, aqui em casa somos doidos por café e o marido tem uma pequena coleção de cafeteiras. Também me lembra a infância, mas eu era uma criança que tomava café (coisa de mãe doida), e me lembro claramente do sabor do café quente e do sanduíche de bolacha maisena com manteiga mergulhado na xicrinha!
bj

Unknown 1 de fevereiro de 2009 às 11:35  

Arle, depois me conta!!
Essa receita ficou muito boa, a base do bolo foi de uma aula que eu fiz, divino, quem não gosta de café, pode colocar chocolate.

Ana, hahaha
A minha mãe as vezes misturava o café com leite, acho que é a única forma que eu gosto, amo colocar leite ninho puro no café.
As bolachinhas maisenas são clássicas né?!
Bjss

Unknown 1 de fevereiro de 2009 às 16:23  

Nana, olha só: estava com vontade de fazer um bolinho pro meu lanchinho da tarde... sempre faço frapê (meu favorito!), mas hj queria algo diferente, novo... daí resolvi dar uma passadinha por aqui e olha só qual é o primeiro post!! Duas coisas que aaaaamo demais: bolo e café! hehehehe Lóóóóógico que vou fazer hj mesmo... mas... cê sabe que sou rebelde, né?! Posso dar uma mudadinha na receita?! Coisa leve... não quero usar tanta manteiga!

Bjs!

Unknown 2 de fevereiro de 2009 às 09:32  

Olá Fabi,
pode mudar sim, pitecos em receitas são bem vindos.
bjs

Talita Dona Perfeitinha 2 de fevereiro de 2009 às 15:06  

Nana,
Já imprimi a receita e vou fazer esse bolo amanhã. Depois te conto se o meu ficou bom.
Talita.

Cris 2 de fevereiro de 2009 às 19:04  

Hum, babei no teclado só de ler esta receita... beijos

Unknown 2 de fevereiro de 2009 às 20:03  

Talita, aguardo retorno querida.

Cris, cuidado para não dar curto amiga hehehe

bjss meninas

MySpace Backgrounds

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP