Comendo Café no Chá da Tarde!
Por Nana
Café sempre me lembra infância.
Calma, eu não tomava café quando pequena e sim conheci a sua planta, o cafeeiro e peguei os seus grãos na mão. Os meus pais são do interior de São Paulo, da cidade São Manuel e lá é uma das principais cidades produtoras desse grão de sabor e cheiro tão acentuado.
Apesar de crescer nesse ambiente, eu não sou fã da bebida. Eu tomo apenas para acordar depois de uma refeição e quando o meu corpo pede uma cama no serviço.
Mas as receitas feitas com café, como doces e salgados, dá um sabor mais suave, revelando um encanto diferente ao prato.
Para quem não sabe, o café surgiu na região de Etiópia, difundindo para o Egito e Europa.
O seu nome é de origem árabe qahwa, que significa "vinho". Conta uma lenda, que um pastor chamado Kaldi observou que suas cabras ficavam mais espertas ao comer as folhas e frutos do cafeeiro. Ele experimentou os frutos e sentiu mais vivacidade. Um monge da região, informado sobre o fato, começou a utilizar uma infusão de frutos para resistir ao sono enquanto orava. O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI, o café era utilizado no oriente e torrado pela primeira vez na Pérsia.
Bolo de Café
Ingredientes
1 e 1/2 xícara de chá (180 gr) farinha de trigo
150 gramas de manteiga sem sal e derretida
4 ovos
2 xícaras de chá (300 gr) de açúcar
2 colheres de chá rasas (6 gr) de fermento em pó
2 colheres de chá de café solúvel
Modo de fazer
Misture o café com a manteiga derretida. Adicione os ovos ligeiramente batidos. Junte o açúcar, a farinha e o fermento, previamente peneirados.
Coloque na assadeira (tamanho 24 x 5 cm) untada e asse no forno pré-aquecido.
Desenforme frio.
Calda
Ingredientes
75 ml de água
1 colher de chá (15 gr) de café solúvel
2 colheres de chá (7 gr) de açúcar
1 colher de sopa (15 ml) de rum (opcional)
Modo de Fazer
Misture os ingredientes e utilize na massa.
Ao contrário, o meu marido é louco por um café e eu tinha uma amostra grátis para máquina de café italiana. Nada deixar ele fazer aquele cafézinho, já que eu queria aprontar na cozinha e não temos essa máquina em casa. Com certeza, ele iria descobrir uma forma de fazê-lo, como um cientista maluco, para aproveitar o café solúvel dentro daquela pastilha. Eu simplesmente abri a pastilha, utilizei na receita e não contei a estratégia rs para não dar ideia ao meu marido.
Essa receita ficou divina e o cliente vip, maridão, ficou louco por esse bolo.
Bem, acabou em 30 minutos!
Sim, em 30 minutos rs agora me diz se o homem gosta ou não gosta de café?
8 comentários:
Olha. Eu gosto de café viu! já estou Ctrl + C e Crtl + V nesta receita tá! Claro que vou fazer!
bjussssssssssssssss
Nana, aqui em casa somos doidos por café e o marido tem uma pequena coleção de cafeteiras. Também me lembra a infância, mas eu era uma criança que tomava café (coisa de mãe doida), e me lembro claramente do sabor do café quente e do sanduíche de bolacha maisena com manteiga mergulhado na xicrinha!
bj
Arle, depois me conta!!
Essa receita ficou muito boa, a base do bolo foi de uma aula que eu fiz, divino, quem não gosta de café, pode colocar chocolate.
Ana, hahaha
A minha mãe as vezes misturava o café com leite, acho que é a única forma que eu gosto, amo colocar leite ninho puro no café.
As bolachinhas maisenas são clássicas né?!
Bjss
Nana, olha só: estava com vontade de fazer um bolinho pro meu lanchinho da tarde... sempre faço frapê (meu favorito!), mas hj queria algo diferente, novo... daí resolvi dar uma passadinha por aqui e olha só qual é o primeiro post!! Duas coisas que aaaaamo demais: bolo e café! hehehehe Lóóóóógico que vou fazer hj mesmo... mas... cê sabe que sou rebelde, né?! Posso dar uma mudadinha na receita?! Coisa leve... não quero usar tanta manteiga!
Bjs!
Olá Fabi,
pode mudar sim, pitecos em receitas são bem vindos.
bjs
Nana,
Já imprimi a receita e vou fazer esse bolo amanhã. Depois te conto se o meu ficou bom.
Talita.
Hum, babei no teclado só de ler esta receita... beijos
Talita, aguardo retorno querida.
Cris, cuidado para não dar curto amiga hehehe
bjss meninas
Postar um comentário