terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Já senti esse aroma em algum lugar!





Postado por Denise - PERFUME

Marketing Olfativo é uma ferramenta de marketing que se serve da aromatização de ambientes e/ou produtos para atrair, através do olfato, o interesse do consumidor. Os clientes podem sofrer
impacto quando ispiram um aroma e essa mensagem é recebida pelo lado direito do cérebro, responsável pelas emoções.
Desta forma, o produto ou marca fica ligado às emoções agradáveis produzidas pelos efeitos do aroma.

A aromatização de produtos, cartões-de-visita, lojas, salas de reuniões, exposições ou hotéis são algumas das aplicações do Marketing Olfativo. Atualmente um grande número de lojas e hotéis já aderiram, e fora do Brasil, há muito mais tempo do que aqui, esta técnica tem sido adotada por marcas conceituadas. A Sony é um desses exemplos tendo optado por difundir nas suas lojas aromas de baunilha e tangerina.

Aqui no Brasil temos a rede Bourbon que usa uma fragrância Cascas & Folhas e o Copacabana Palace, com um aroma exclusivamente criado para eles...chiquérrimo!

Também a cadeia de hotéis Sheraton segue esta tendência optando pelos aromas de jasmim, cravo e figo na suas unidades hoteleiras com o objetivo de fidelização dos seus hospedes.

Num casino de um Hotel de Las Vegas, comparou-se quantidade de dinheiro apostado em três áreas diferentes, durante três fins-de-semana e constatou-se que com a introdução da fragrância certa, de aroma estimulante , as apostas cresceram 45,1% .

Outra experiência foi efetuada pela Nike que testou um mesmo modelo de calçado, colocando-o em duas salas com a mesma ambientação, porém uma com aroma floral e outra neutra. O resultado foi que 84% das pessoas disseram ter gostado mais do calçado da sala perfumada.
Também os anúncios perfumados são uma técnica bastante utilizada na indústria de perfumes onde muitos perfumes são lançados com a colocação do aroma no anúncio. Revelam estudos que há um retorno de 20% a mais nas vendas dos produtos publicitados desta forma.
Certamente você já entrou em alguma loja onde o aroma lhe chamou a atenção ou já se hospedou em algum hotel com uma fragrância inesquecível!



Gostaria muito de ouvir suas histórias e experências nesse sentido...Em quantas lojas já sentiu um aroma que lhe agradou?


Aguardo "pitacos" bem cheirosos...



Um cheiro
Denise

16 comentários:

Anônimo,  10 de fevereiro de 2009 às 17:55  

Linda, eu sei de uma loja que meu marido não entra de jeito nenhum hahaha
Aquelas de sabonetes que tem no shopping, ele falou que enjoá ele na hora hehe
Bjss

Tânia N. 10 de fevereiro de 2009 às 18:00  

Eu amo cheiros e identifico as lojas só por eles...adoro o da Le Lis Blanc...
Vá lá no Rostinhos Bonitos que tem concurso!
Beijocas,

Maria Paula 10 de fevereiro de 2009 às 18:08  

Denise, Tal como você, tb sou aficcionada em cheiros...
Uma das coisas mais interessantes que pude observar no mercado imobiliário nos EUA é que quando vão fazer uma open house, ou seja, apresentar um imóvel ao mercado de compradores, os responsáveis pela ambientação das casas assam cookies de aveia, canela, laranja, baunilha, enfim, qualquer fragrância que remeta a uma sensação de conforto!
Achei o máximo, e vou utilizar tal técnica para vender o meu apartamento o mais rápido possível!
Ah, outra coisa, eu tenho em casa o aromatizador de ar Cascas e Folhas, e é ma-ra-vi-lho-so!!!
Também adoro um cheirinho de maçã com canela, que eu senti ao visitar um apartamento para aluguel quando estive em Memphis...
Queria muito poder desenvolver um fragrância assim para minha nova casa, ou um toque de lavanda fresca... Não o do Bom Ar, Gleid, ou qq outro aerosol, mas o perfume de lavanda como se estivesse um chá de lavanda ao fogo...
Prrrfect!
É isso aí, adorei seu post!
Beijos mill!!!!!

Anônimo,  10 de fevereiro de 2009 às 18:12  
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ozenilda Amorim 10 de fevereiro de 2009 às 18:56  

Tenho problemas com cheiro, não gosto de cheiros muito ativos. Em hotéis sempre peço para não colocar cheiro no meu quarto.

Unknown 10 de fevereiro de 2009 às 20:59  

Adorei o teu texto!!!! e realmente os aromas têm seus poderes!!!
Vai me visitar no meu bloguito, ele é bem cheiroso hahaha!!!!
bjs
NicK

Anônimo,  10 de fevereiro de 2009 às 21:05  

Oi Denise, quando eu fui pra Buenos Aires de lua de mel, o hotel tinha cheiro de maçã verde, e um pote imenso cheio de maçãs na recepção.
Agora meu marido voltou lá a trabalho e contou que eles mantêm o mesmo cheiro.
O hotel se chama DOLMEN.
Bjo

Ana Medeiros 10 de fevereiro de 2009 às 23:31  

Ahhh Denise, tem coisa mais cheirosa do que aquelas lojinhas de guloseimas toda colorida com balas de tudo que é jeito e de todas as formas??!

Adoooooro

Sabrina Mix 11 de fevereiro de 2009 às 01:53  

Oi, Dê!

Não sei se onde você mora tem a rede Any Any de lingerie. Uma vez fiz uma matéria com eles sobre os aromas exclusivos da loja. Hoje eles até vendem o aroma para as pessoas perfumarem os ambientes de suas casa. Legal, não?!

De longe já dá pra saber que estamos perto de uma Any Any.

Beijos e sucesso!!!

Lúcia 11 de fevereiro de 2009 às 09:17  

Eu cheiro tudo, principalmente comida, rsrsrsrs. Meu marido acha até feio, rsrsrsrs. Mas, sinceramente, não tenho mta memória olfativa, só para algumas coisinhas q não gosto, como insenso, pimentão e os perfumes masculinos da boticário 'quasar' e 'estileto'. Bjins

Chris 11 de fevereiro de 2009 às 11:08  

Cheiro e sempre marcante e cativante! Lembro de cheiros e me fazer reviver!! Acho bem legal marcas e lugares que investem nos cheiros!!

bjks

Talita Dona Perfeitinha 11 de fevereiro de 2009 às 11:10  

Oi Denise,
Adorei essa postagem sobre marketing olfativo. Apesar de nunca ter comprado na Le Lis Blanc, com certeza essa é a loja mais perfumada que existe... ô cheirinho bom! Adoro passar em frente!

Também tem a Trousseau... até comprei o aroma igualzinho pra ter em casa...

Beijos,
Talita.

Anônimo,  11 de fevereiro de 2009 às 17:40  

Adorei ouvir as histórias de cada uma...a nossa memória olfativa é sinal de que estamos "bem vivas" e emocionalmente "ligadas". Cheiro é pura emoção!
Bjs

Ritissima 18 de fevereiro de 2009 às 09:36  

Oi, Denise!
Eu trabalhei em uma loja onde fazia projetos para quartos de bebes e criancas, e pelo menos umas 3 vezes ao dia nos borrifavamos um "cheirinho de nenen" pela loja e pelos produtos (enxovais, almofadas, etc). Era agradavel tanto para nos quanto para os clientes e dificilmente nossos clientes voltavam para casa sem fechar um projeto.
Beijocas

Anônimo,  22 de dezembro de 2009 às 01:26  

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semelokertes marchimundui

Cibele Peixe,  17 de junho de 2012 às 14:35  

Olá!!! Adoro cheiros mas alguns me dão uma dor de cabeça!!! Já comprei calça jeans acho que pelo cheiro KKKK!!! Gostaria de saber que aroma usar em uma loja de colchões. E quais aromas são da Le lis Blanc e Trussardi? Obrigada Bjosss

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