quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

A Prendada do Mês - Ana Matusita



Meninas, vocês lembram que eu fazia o post sobre a Prendada da Semana ne?? Nessa nova fase do bloguito resolvi fazer uma única postagem por mês, mostrando os trabalhos da predis escolhida e um pouco da história dela.

Mas porque agora será mensalmente?? Bem, irei anunciar nos próximos dias uma novidade e vocês irão entender.

A Prendada do Mês de janeiro é a mega-super-ultra talentosa Ana Matusita, minha xará. Ela faz o post contando um pouco da sua história e do prazer de criar as belezuras mais belezuras do universo...





"Quando a Ana me pediu para escrever no Prendadas, fiquei feliz da vida!
E já explico: desde menina, tenho assim um jeito pra fazer coisas, combinar objetos, descobrir sabores, usar e abusar das cores... toda essa invencionice não havia ainda virado profissão, até bem pouco tempo atrás. E, desde menina, ouço dizer que sou muito prendada! Ou que tenho "mão boa". Também sempre gostei de receitinhas, sejam de doces ou de creme pra cabelo, ou pra dor na joanete.
Enfim, aqui no Prendadas me sinto em casa, tomando birita com as amigas, fazendo um crochê básico ou trocando receita de pão (aliás, fiz o pão da Nana no domingo e atesto: é boa mesmo a receita!).

Por tudo isso, fico feliz de estar por aqui!

Como já disse, nasci prendada mas demorei pra descobrir qual era minha vocação. Me formei em Economia, fiz mestrado, comecei o doutorado. E sempre me senti meio como peixe fora dágua. Por mais que eu pudesse ser razoável e competente naquilo que fazia, me sentia um pouco enganadora e me enganando. É claro que não é fácil largar tudo, mas no meio de uma baita crise profissional, foi o que fiz: abandonei a carreira acadêmica sem nem trancar a matrícula, pra não ter volta mesmo. Foi desesperador, mas me senti livre. E vazia!
Sim, porque até descobrir qual era o caminho certo, qual era mesmo a minha vocação, camelei e sofri um bocado.
Até que finalmente me descobri entre os panos e linhas, entre as tintas e pincéis.

Comecei estampando camisetas com carimbos com desenhos meus. E fui aprimorando a técnica da estamparia, um pouco na tentativa e no erro. Então, me aventurei na máquina de costura (algo que nunca havia tido a coragem de fazer, apesar de ser filha, neta e bisneta de costureiras!). Tinha a per feita sensação de que ia tomar uma mordida!
Mas nos demos bem. Ainda na base da tentativa e (muito!) erro comecei a produzir pequenas peças que, aos poucos, foram se ganhando a minha cara, minha sede de cores e misturas.

Devagarinho, a minha PRENDA foi tomando forma. Foi um história longa de se viver, mas curta em existência. Faz pouco mais de dois anos que o atelier Ana Sinhana existe, mas sua transformação é diária, contínua, como deve ser a evolução de um bom processo criativo!
É pro ateliê Sinhana que vou todos os dias logo cedo: com o café na mão, atravesso o quintal (sim, tenho o privilégio de ter um espaço meu aqui em casa!) e começo a costurar. E é lá que faço o patchwork à minha moda: colorido, cheio de misturas e estampas.
Tem sido gratificante ter o retorno de quem compra (vendo pelo Brasil afora e também pra alguns outros países, como México, Portugal, Canadá, Espanha), gosta e "retorna"!
As vendas são feitas através da loja virtual: www.anasinhana.elo7.com.br.
E, claro, mostro (quase!) tudinho o que faço pelo blog: www.anasinhana.com ou pelo flickr: www.flickr.com/photos/sinhana.

Acho que o resumo da ópera foi que a tradição familiar falou mais alto. Como minhas antepassadas, passo o dia quase todo no pé da máquina.
E amo cada minutinho. Assim como adoro comprar pano, ir nos armarinhos.
É como se eu tivesse reatado com o passado e só agora estivesse realmente me dedicando ao que é plenamente verdadeiro.
Hoje sinto que Ana Sinhana e Ana Matusita se confundem, tamanho o amor e a gratidão que sinto pelo que faço."

Ana Matusita, do atelier Ana Sinhana





14 comentários:

Gabriela Gonçalves 29 de janeiro de 2009 12:59  

Nossa, essa bolsa que aparece no fim é ela quem fez?? ADOREI!

Nana 29 de janeiro de 2009 13:21  

Ana,

estou gritando aqui em casa!!
Você fez o meu pão, vc fez o meu pão hahahaha
Estou super feliz, como vc estou trocando também para outro campo e aos poucos, entre tranco e barrancos, vou caminhando.
Adorei todas as suas peças, são lindas demais!
Bjss

Claudia Pimenta 29 de janeiro de 2009 13:26  

oi ana! adoro receber suas visitas! e aproveito p/repetir o email - o seu blog está uma graça! bjs, querida, e apareça sempre!

luciane 29 de janeiro de 2009 13:29  

Sou louca pelas bolsas desta moça!!!!
Beijos
Lu

Ana Medeiros 29 de janeiro de 2009 13:31  

Adorei o "tomando uma birita"...hahaha
Venha sempre xará, vc sabe que é mais do que bem vinda ne??
Parabéns pelo super talento, sou sua fã de carteirinha!


Beijos

Faby 29 de janeiro de 2009 13:56  

Cada coisa linda!!!
Tô adorando o blog assim cheio de novidades e gente prendada... rsrs
Faby

ana sinhana 29 de janeiro de 2009 14:01  

Xará, que delícia! Amei, amei, amei! E fui a prendada do mês, baita orgulho!
Nana, fiz o pão sim!!! Ia tirar foto, mas não deu tempo... hehehehehe...
Boa sorte com a troca de profissão e não se deixe abater, pois se é pra ser mais feliz vale à pena!!!
beijos em todas!!

Eva 29 de janeiro de 2009 14:11  

Seus trabalhos são maravilhosos!

dona perfeitinha 29 de janeiro de 2009 14:13  

Ana Matusita!
Parabéns pela coragem... por conseguir transformar paixão em profissão... coisa pra poucos. Adorei suas produções e vou passar no blog e no site pra dar mais uma conferida.
Muito sucesso sempre!
Talita.

29 de janeiro de 2009 15:10  

Anaaa!!!
Essa é uma prendada e tanto!!!
Hiper talentosa, sou fã de Ana Sinhana!
Tenho ela nos links dos meus favoritos, e todo dia passo lá pra ver as coisas lindas que ela faz!
Ameeeeeeeeei o post!
Bjbj
=D

Simone 29 de janeiro de 2009 16:00  

As coisas da Ana Sinhana são mesmo lindas!
Beijos prás Anas!!!

Lidiane Vasconcelos 29 de janeiro de 2009 20:28  

Eita, Ana!

Prendada do mês escolhida a dedo, hein? Já vou lá correndo conhecer o blog dessa mulher telentosíssima!

Ah! Tem uma homenagem para você lá no blog, viu? Dê uma passadinha...

Beijos!

Renata Mafra 29 de janeiro de 2009 20:43  

Nossa!!!!!
O que era bom ficou melhor...não canso de elogiar teu blog Ana Medeiros, agora com tantas coisas legais.
Parabéns pra Ana Matusita, pelos trabalhos, lindíssimos, e tua história tb. E como meu marido sempre diz: "Muitas vezes, o caminho do nosso sucesso está bem de baixo de nosso nariz e não conseguimos ver..."
Mas o importante é que vc está a´, feliz e fazendo trabalho maravilhosos e nós estamos aqui, prestigiando as "Anas"
Parabéns a vocês PRENDADAS maravilhosas!!

brasildobem 29 de janeiro de 2009 22:45  

Muito lindo o trabalho dessa prendada. As cores são lindas. Bjs
Janeisa

MySpace Backgrounds

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP