Mudando o mundo com uma sacola na mão
Quem acompanha o blog sabe que eu gosto "dessas coisas" que fazem a gente cuidar do meio ambiente.Hoje, andando lá no blog da Joaninha (Ladybug Brasil), vi que ela lançou uma promô da sacolinha de compras da RedeEcoblogs...e agora vamos unir o útil ao agradável!
Fiz uma breve pesquisa do mal que faz a gente usar sacolas plásticas, aquelas que quando vamos ao supermercado temos que colocar uma dentro da outra pra aguentar com uma garrafa de 2 litros (que diga-se de passagem, também deve ser reciclada). Pois é, como se não bastasse ser um pecado usar uma, somos obrigadas a usar duas!
*************************************************************************************
Nesse surto de conscientização, achei dados alarmantes:
"Dados da Fundação Verde (Funverde) apontam o consumo de um milhão de sacos por minuto em todo o mundo, o que significa quase 1,5 bilhão por dia e mais de 500 bilhões por ano. A cada mês, mais de um bilhão de sacos plásticos são distribuídos nos supermercados no Brasil - ou 66 sacos plásticos para cada brasileiro por mês."
*************************************************************************************
O que alguns estados brasileiros estão fazendo para reduzir o uso das sacolas plásticas:
*************************************************************************************
"Brasília - O Paraná é um dos estados onde o governo busca alternativas para as sacolas plásticas distribuídas nos supermercados e quer diminuir em 30% todo resíduo que vai para os aterros sanitários. Hoje, são produzidas no estado 20 mil toneladas de resíduos e cerca 160 milhões de sacolas plásticas por mês, segundo a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.
Para reduzir esse lixo, o governo estadual adotou medidas como a distribuição gratuita de sacolas oxi-biodegradáveis (que se decompõem em contato com o ar, o calor e a umidade, num prazo de 18 meses) e o diálogo com os donos das redes de supermercados para a conscientização e uso das sacolas (duas redes já aderiram às oxi-biodegradáveis)."
Fonte:Funverde-Fundação Verde
*************************************************************************************
"Belo Horizonte, proíbe uso de sacolas plásticas."
Comércio terá três anos para se adaptar, substituindo sacos tradicionais pelos feitos de material biodegradável - Belo Horizonte é a primeira capital brasileira a impor restrições ao uso das sacolas plásticas tradicionais. O prefeito Fernando Pimentel (PT) sancionou anteontem a lei nº 9.529, que determina a substituição do produto por outro confeccionado com material ecológico. Supermercados, padarias, farmácias e os demais estabelecimentos comerciais da cidade terão um prazo de até três anos para se adaptar à lei. A intenção é minimizar o impacto ambiental causado pelas embalagens plásticas, que hoje representam 9,7% do lixo produzido no país ou o equivalente a 210 mil toneladas.
Matéria de Igor Guimarães, para o jornal O Tempo, MG, 29/02/2008.
*************************************************************************************
"Projeto de lei quer reduzir uso de sacolas plásticas no Rio de Janeiro"
De acordo com o projeto do governador Sergio Cabral, os estabelecimentos comerciais que oferecem sacolas plásticas a seus clientes terão de seis meses a três anos, a partir da data em que a lei entrar em vigor, para passar a disponibilizar uma sacola de material resistente e, portanto, reutilizável.
Outra medida prevista no projeto é a exibição de cartazes nos supermercados do estado com os seguintes dizeres:
"SACOLAS PLÁSTICAS CONVENCIONAIS LEVAM MAIS DE 100 ANOS PARA SE DECOMPOREM NO MEIO AMBIENTE. TRAGA DE CASA A SUA PRÓPRIA SACOLA OU USE SACOLAS REUTILIZÁVEIS."
Os estabelecimentos que não cumprirem a determinação serão obrigados a “comprar” sacolas de seus clientes, seja com vale-compras, permutas de um quilo de arroz ou feijão a cada 50 sacolas entregues. Ou ainda, pagando R$ 0,03 por sacola de qualquer procedência.
Máteria do G1, dia 28/09/2007.
*************************************************************************************
Mas o que são sacolas oxibiodegradáveis que esses estados estão querendo implantar para os estabelecimentos?
"Enquanto uma sacola convencional demora centenas de anos para se decompor - até mais que 500 anos -, a sacola oxi-biodegradável desaparece em aproximadamente 18 meses, depois do descarte.
É significativamente importante que os produtos com tecnologia de oxi-biodegradação não necessitam de um ambiente biologicamente ativo para começar a degradar.
A degradação acontecerá mesmo que o plástico seja descartado indevidamente e abandonado ao ar livre." Funverde.
*************************************************************************************
Mas o que os supermercados estão fazendo atualmente? Encontrei no blog Atitude Verde, do Iberê Thenório,uma pesquisa realizada aqui em Sampa onde ele mostra o triste resultado de grandes supermercados como o Carrefour que não oferece nenhuma alternativa para seus clientes abandonarem o saquinho convencional.
*************************************************************************************
Bem gente, em minha opinião o bom mesmo é a gente usar a sacolinha de pano!!! Além de ser mais charmosa a gente se livra de uma vez de qualquer tipo de plástico né?
...Eu to aqui esperando sair o resultado da promoção e saber se eu ganhei a minha ou se vou comprar,depois vou postar alguns endereços de lugares que vendam as sacolinhas...
5 comentários:
Oi, Ana!
Que post bacana. Vc foi ao centro da questão: é ruim para o meio-ambiente, é ruim para os nossos queridos bolsos (afinal, o custo das sacolas são pagos por nós duplamente, na compra e no resultado ambiental).
Uma das sacolas é tua. Vou entrar em contato por e-mail, fica tranqüila.
bj bj
Vou la dar uma olhada.
Oiii, achei vc lá na Lúcia.
Um doce seu blog.
Bjsss
Muito bom, garota!
Vamos espalhar esta idéia. Quem não acatar por amor, acata pela dor (no bolso), hehe.
beijo, menina
A FUNVERDE acordou para este problema da plastificação do planeta em 2004, durante o desenvolvimento do PROJETO MATA CILIAR - http://funverde.wordpress.com/fale-conosco/about/ -
que revegeta 1 rio por ano, com árvores nativas de no mínimo 1,5 metro e limpa os rios em que desenvolve o projeto.
Durante a limpeza dos rios percebemos que não adiantava nada ficar limpando os rios, porque a cada chuva, a sujeira retornava, especialmente as sacolas plásticas e PET. Tínhamos que encontrar uma solução para o problema.
Foi aí que criamos dois projetos para resolver definitivamente este problema, o PROJETO SACOLA ECOLÓGICA - http://funverde.wordpress.com/projeto-sacolas-ecologicas/ - que lançou no país o plástico oxi-biodegradável, que ao invés de demorar 500 anos para se degradar, em aproximadamente 18 meses já foi incorporado ao solo, consumido por microorganismos.
O outro projeto lançado simultaneamente foi o PROJETO SACOLA RETORNÁVEL - http://funverde.wordpress.com/projeto-sacolas-retornaveis/ - porque o plástico oxi-biodegradável foi só para chamar a atenção para a gestão de resíduos domésticos, depois que o comerciante inicia o uso do oxi, imediatamente falamos das vantagens da substituição de qualquer tipo de plástico de uso único por sacola de pano.
A principal vantagem, que convence de vez o supermercadista - iniciamos a campanha com os supermercadistas porque são os que mais usam sacolas de uso único - é que ele pode construir uma estrutura física por ano ao deixar de distribuir sacolas plásticas e com isso também deixando de utilizar recursos naturais que devem ser deixados para os que ainda não nasceram.
Conheça nossos outros projetos em www.funverde.org.br
Postar um comentário