sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Tampando a comida!


Quando o assunto é guardar aquela comida que sobrou ou congelar um quilo de feijão pronto, sempre temos aquelas perguntinhas básicas que não sai de nossas cabeças "como fazer" e "como armazenar".

O primeiro passo


Prefira recipientes feitos de vidros, já que os componentes químicos do plástico poderá transferir para a sua comida, alterando o seu gosto e tornando a estocagem dos alimentos nada saudável.
Caso queiram aproveitar aqueles potes de sorvete vazios para guardar a sua comida, podem utiliza-los e sacos plásticos próprios para congelamento também é bem vindo.


Segundo Passo


Sempre separe os alimentos em quantidade exata que será consumido quando for descongelar, já que a carne e outros alimentos, não podem sofrer choques térmicos diversas vezes.
Etiquete todos os alimentos que entraram no seu congelador, sempre colocando o nome do prato, data que foi feito e a data de validade. Exemplo: carne crua, dia 12/03/09, vencimento 12/12/09.
Para alimentos em conservas, nunca tirar o líquido que se encontra junto com o produto, já que o mesmo mantém o alimento conservado e guarda-los na geladeira em um recipiente tampado.

Abaixo algumas dicas muitos importantes:
  • Carnes - Tire toda a parte que você não irá consumir, separando a quantidade consumida pela sua família e congelar em recipientes separados.
  • Sopas e Feijões - Esperar esfriar, separar a quantidade consumida pela sua família e congelar em recipientes separados.
  • Vegetais - Coloque os vegetais crus, dentro de uma panela com água fervendo, retire os vegetais quando a água começar a ferver novamente, escorrendo em um escorredor para macarrão e imediatamente jogue água gelada sobre eles. Escorra novamente, guarde em recipientes a quantidade consumida pela sua família e congele.
  • Vegetais, como milho em espiga, cebola, salsa e mandioca não precisam passar por este procedimentos, podem ser congelados ao natural.
  • Alimentos Secos - Para alimentos secos, sempre guardar em recipientes tampados, colocar uma etiqueta a data de validade fornecido pelo fabricante e armazena-los em ambientes com temperatura ambiente.
Cada alimento tem o seu tempo, abaixo alguns alimentos e datas para vencimentos, para ajuda-las na hora de congelar e consumir:
  • Carne com molho - 3 meses
  • Bacon - 21 dias
  • Carnes cozidas - 2 a 3 meses
  • Carnes de frangos cruas - 12 meses
  • Carnes de porcos cruas - 3 a 6 meses
  • Carnes vermelhas cruas - 9 a 12 meses
  • Carne Moída - 4 a 6 meses
  • Salsichas e Linguiças - 2 meses
  • Peixes - 4 a 6 meses
  • Massas - 4 a 6 meses
  • Pães - 4 semanas
  • Legumes - 9 a 12 meses
Terceiro Passo


Na hora de descongelar, nunca deixe em ambiente aberto o item que você escolheu para fazer o seu jantar, deixe descongelando antes por algumas horas dentro da geladeira. Caso decidiu tirar aquele peito de frango poucas horas antes de preparar o seu jantar, coloque o alimento congelado sem tirar a embalagem que você utilizou para armazenar dentro de outra vasilha maior e deixe a água corrente cair sobre o alimento até descongelar.
Para quem não tem tempo, utilize a programação do seu microondas. Porém, o alimento ficará  borrachudo, já que o microondas esquenta e prepara os alimentos com as moléculas de água contido no mesmo.

10 comentários:

Talita Dona Perfeitinha 30 de janeiro de 2009 às 07:29  

Oi Nana,
Além do plástico transmitir ao alimento propriedades indesejáveis, ele vai ficando nojento com o tempo, né? Absorve também o cheiro e a cor dos alimentos... principalmente quando estes são gordurosos como molhos e carnes prontos. O vidro é mesmo essencial.

Gostei da tabela de quanto tempo duram os alimentos congelados. Vou pregar na porta da cozinha...

Beijos,
Talita.

Ana Rosa 30 de janeiro de 2009 às 08:54  

Menina que dicas maravilhosas, sabe que sempre tenho dúvidas quanto ao processo, bjs

Anônimo,  30 de janeiro de 2009 às 10:00  

Conheço uma pessoa que descongela carnes no sol... um horror, devia ler este post. Posso aproveitar pra divulgar meu blog? www.aprontandoartes.blogspot.com
Adoro o Predandas. E quem não gosta né? Abraços.

Atelier do Crochê 30 de janeiro de 2009 às 10:25  

Oi!!!
Adorei a dicas.... Principalmente da tabela, pois costumo congelar... e esquecer....rsrsrs
Bjos

Unknown 30 de janeiro de 2009 às 10:27  

Talita, realmente florzinha, antes de ser prendada, cansei colocar molho vermelho em pote de plástico e aquilo ficar com a cor vermelha para o resto da vida! hehehe
Vidro, bem cuidado, dura mais que plástico.
Na internet tem mais alimentos, só que esse post iria ficar imenso, coloquei o básico. Qualquer dúvida, pode procurar!
Bjss

Marcelle e Vida Cotidiana, que bom que ajudei vocês!
Bjss

Carla, ela não sabe o mal que faz, as bactérias se multiplicam nessa forma... ui!
Bjss

Obrigada meninas!

Unknown 30 de janeiro de 2009 às 11:05  

Patricia rs mas é sempre bom para nossa saúde controlar, senão é capaz de vc fazer um alimento que já passou a sua época e a familia passar mal depois!
Bjss

Ana B 30 de janeiro de 2009 às 11:33  

Xará, seu bloguito está virando um blogão... lindo, informativo, quase jornalístico.... parabéns... se meu tempo desse.... bj
E esta Ana Sinhana, vai combinar cores e estampas bem assim lá em casa....

Ozenilda Amorim 30 de janeiro de 2009 às 13:38  

Oi Nana, muito boas as dicas de conservação de alimentos, sempre procuro segui-las em casa e essas vão ajudar muito.
Passa no meu blog que tem um meme valendo um brinde.
Beijo.

Samantha 30 de janeiro de 2009 às 15:55  

Oi Nana,
Adorei o post pois respondeu várias das minhas dúvidas!!
Obrigada!
beijos

MySpace Backgrounds

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP