sexta-feira, 25 de julho de 2008

Vintage e Retrô

Quem sou eu pra falar de tendências no mundo do desing!A minha praia acadêmica é outra.Mas a gente faz disso aqui uma brincadeira gostosa e fica se aventurando a falar de algumas coisas somente com a intuição.

Tenho visto que os estilos, Vintage e Retrô, estão com tudo no mercado(moda, móveis, eletrodomésticos)trazendo muito charme e elegância nas peças.Algo me encanta quando vejo as formas e cores. Lembro da casa da minha vó há uns 20 anos atrás:a geladeira azul de formas arredondadas, o rádio quadrado com botões redondos para mudar de estação, televisão com "pitocos" que fazia o maior barulho quando a gente trocava de canal, o pé da cama mais grosso em cima e finiho em baixo e tortos pra fora...

Mas os dois estilos são a mesma coisa? Não!Encontrei uma entrevista bem legal com a arquiteta Ignez Ferraz e reproduzo aqui os principais trechos que são bem esclarecedores:

O que é Vintage?

VINTAGE é um clássico original, de importância ou qualidade reconhecida. Não confundir com RETRÔ, que é um design que se inspira no passado, podendo inclusive ter influências de várias décadas num mesmo produto.

Por que você acha que as peças retrôs estão conquistando novamente os clientes?

O Retrô é tendência em diversas áreas, da moda ao design (produto e gráfico) ou até mesmo embalagens. Pesquisas comprovam que peças que nos remetam lembranças do passado são sempre bem-vindas, pois se traduzem como solidez familiar na nossa memória afetiva.

Posso misturar em um mesmo cômodo, peças de diferentes estilos?


Sim, desde que elas dialoguem de forma tranqüila, com dimensões proporcionais aos cômodos. Mas não se deve forçar por “modismo”. O morador deve se identificar com o gênero e sentir-se bem no seu ambiente/casulo - afinal de contas não é o arquiteto que vai morar lá.

Qual a melhor solução: o contraste ou a harmonia de estilos?

Depende da preferência (e ousadia) do morador e intenção do arquiteto – as duas soluções podem proporcionar ótimos resultados. Evite, porém, utilizar apenas peças clássicas – isto faz parte do passado.











Os móveis são da Desmobília.A geladeira da Elmira Stove Works.

3 comentários:

Anônimo,  25 de julho de 2008 às 12:54  

Adorei essa geladeira! Sempre quis uma assim pra mim... =)

Claudia Pimenta 25 de julho de 2008 às 12:59  

oi ana! lindas peças! adoro tanto os vintage como os retrô... acho incrível quando eles são usados com peças contemporâneas, criando um contraste super interessante! fica bárbaro! bj gde!

Li 25 de julho de 2008 às 16:56  

Olá Ana
Estou viciada no seu blog! Ou melhor, nos seus blogs. Toda vez que vejo uma atualização eu corro para cá...
Beijos
Lívia
coisasdali.blogspot.com

MySpace Backgrounds

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP