segunda-feira, 7 de julho de 2008

Para Mulheres e sobre Mulheres...



Interessante imaginarmos uma escola tradicionalista feminina, onde jovens mulheres inteligentes recebiam uma rigorosa educação para desempenhar um ótimo "posto" de esposa desejável e mãe impecável. Na década de 50 a Wellesley College respondia a esse ideal social. Imaginarmos que mulheres como Hillary Clinton que disputava recentemente a presidência dos EUA estudou na referida escola faz do filme no mínimo curioso para se assistir e percebermos como em tão pouco tempo o papel social feminino se modificou.

O filme "O Sorriso de Monalisa", conta a história de uma professora de Arte que sai da Califórnia para ensinar na Wellesley, na costa leste dos Estados Unidos, e bem diferente de suas alunas, possui uma visão mais liberal da vida. Após perceber o ambiente e a angústia que suas alunas enfrentam a professora tenta mostrar através de suas aulas de arte moderna (obviamente não conhecida pelas garotas), do enfrentamento com a administração da escola e dos laços afetivos criado com as meninas, um pensamento mais liberal.

O interessante é analisarmos e compreendermos como era difícil dentro de alguns contextos sociais, tão machistas, que mulheres optassem pela independência, já que nessa época tivemos os primeiros passos do movimento feminista.

É um belo filme sobre mulheres!!!E diria até que bem atual. Apesar de hoje termos jornadas triplas, entre trabalhar fora, cuidar dos filhos e marido e ainda administrar uma casa, somos AINDA (de certa forma) cobradas por uma sociedade que tem seus padrões de família ideal e mulher "para casar". Mas sou da opinião de que buscarmos o nosso autodesenvolvimento e optarmos pelo casamento é perfeitamente possível, uma opção não exclui a outra.

E outra, o valor das decisões que tomamos são bem pessoais não é? Sabemos o que nos faz feliz, independente dos padrões que são impostos. E essa é a impressão que fiquei do filme. É um filme cheio de surpresas e descobertas, onde até mesmo a professora, Katherine Ann Watson, descobre outro lado.

4 comentários:

Unknown 7 de julho de 2008 às 23:17  

Minha querida nova amiga, primeiramente obrigada pelo carinho de colocar o link do meu blog nos seus favoritos. Segundo, obrigada por me deixar morrendo de vontade de comer esse seu bolo (hehehe). Terceiro, obrigada por me fazer sentir uma pessoa como as outras (nesse caso, isso é uma coisa boa!..rs), que fica se perguntando "pra que/por que devorar um bolo (torta/pote de sorvete/caixa de bombons) à dois"!!!! Boa semana... beijinhos, Larissa =)
Obs: vou fazer um bolo bem bonito e gostoso pra te deixar com vontade também hehehehe =P

Anônimo,  9 de julho de 2008 às 21:10  

O Filme 'O Sorriso de Monalisa' realmente é encantador, indico que todas vejam esse filme.
Concordo com você Ana, quando diz que é bem atual.
Nós, Mulheres, precisamos nos libertar para que então a sociedade também se liberte!

Andréia Sant'Anna 16 de julho de 2008 às 16:27  

Oi Ana! eu já assisti esse filme, e realmente é muito interessante, tem um final diferente do que esperamos. Bjos, Andréia.

Talita Dona Perfeitinha 18 de janeiro de 2009 às 18:04  

Adoro "O sorriso de Monalisa". E sou fã da Julia Roberts. Esse filme nos marca, principalmente sobre o fato de conciliar casamento e carreira.
Talita.

MySpace Backgrounds

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP