quarta-feira, 18 de junho de 2008

Decoração Passo a Passo

Estou no momento "decorar". O primeiro ano de casada foi pra arrumar o "basicão", o segundo está sendo deixar com a nossa cara e é muito gostoso deixar tudo do jeito que você quer.Mas pra quem é inexperiente sempre acontece de achar uma almofada linda na loja e quando chegar em casa não combinar nada com o sofá, comprar um quadro e ficar péssimo na sala, pintar a parede de azul pra combinar com uma cortina amarela. Enfim, a gente faz muita bobagem se não tiver o mínimo de conhecimento na hora de decorar o nosso cafofo.

As dicas a seguir foram tiradas de uma antiga reportagem da revista Viva Mais e são ótimas pra quem (assim como a minha pessoa)anda nessa fase de ânsia e indecisão e para aquelas que querem mudar a aparência do seu lar doce lar.



Decoração passo-a-passo

Conheça as sete palavras-chave que você precisa considerar antes de mudar móveis, pintar paredes e transformar sua casa

Decorar uma casa vai muito além de comprar um ou dois móveis diferentes, pintar as paredes com a cor da moda e transformar uma sala em duas. Se não planejar, você pode terminar com ambientes inúteis e pouco práticos, além de gastar muito mais. Confira os principais pontos na hora de reformular o estilo da sua casa e evitar arrependimentos!

***Informação:

Reserve um final de semana para olhar as novidades em lojas de móveis e de artigos decorativos. Leia revistas especializadas, observe outras casas bonitas. Conhecer todas as opções ajuda a fazer a melhor escolha. Você não precisa necessariamente comprar nada, mas pode ter excelentes idéias de como reorganizar seus próprios móveis. Se decidir investir em algum objeto novo, pesquise preços, modelos e materiais. Muitas vezes, vale mais apostar em um sofá mais caro e duradouro do que em outro baratinho, que estraga rapidamente.

***Estilo:

Uma casa deve ser a extensão de quem mora nela. Portanto, nunca copie tendências! Adapte-as ao seu próprio gosto, chegando a um resultado personalizado. Ao invés de sair comprando móveis que acha bonitos mas que nada têm a ver com o resto da mobília... defina um estilo. Lembre-se de que não apenas os móveis compõem um ambiente, mas também as cores da parede, as cortinas e a iluminação. Importante: casa bacana é a aquela que alia as funções de cada espaço ao estilo de vida dos moradores.

***Praticidade:

Amontoar objetos causa poluição visual capaz de comprometer qualquer bom gosto. Por outro lado, poucos móveis transmitem aquela sensação de frieza e impessoalidade. O melhor a fazer é balancear a quantidade de elementos à área disponível, priorizando a boa circulação das pessoas. Fundamental: inviável levar em consideração apenas em beleza na hora de ajeitar a casa. Antes de tudo, convém respeitar o conforto e a segurança dos moradores.

***Economia:

Cortar custos não é a única forma poupar ao decorar. Escolher móveis multiuso e de fácil manutenção também ajuda a evitar gastos extras no futuro. Aliás, bons curingas em mãos já são suficientes para mudar um recinto sem gastar nada...

***Luminosidade:

Faz toda a diferença. Por exemplo: excesso de luz numa parede branca atrás da TV tira a concentração da tela. Em compensação, a falta de luminosidade pode comprometer a decoração inteira, tornando um cômodo escuro, desinteressante. Ambiente confortável deve ser claro, arejado. Por isso, procure valorizar as janelas e qualquer ponto de iluminação natural da casa.

***Harmonia:

As cores são as grandes aliadas do decorador. Recomenda-se que o chão seja mais escuro do que as paredes, que por sua vez devem ser mais escuras que o teto. Tons frios dão a impressão de maior profundidade e amplitude, assim como espelhos, metais e vidros. Uma boa idéia é misturar claro e escuro esteja atenta para que as cores das cortinas e dos móveis não entre em conflito com as das paredes.

Abuse dos quadros, almofadas e tapetes, que também inserem vida aos ambientes, com uma vantagem: podem facilmente ser trocados, renovando o visual.

***Personalidade:

Invista em objetos decorativos para realçar seu estilo. Acessórios dão um tom pessoal e, de quebra, organizam espaços. Escolha atentamente baús, caixinhas, vasos de plantas, espelhos e revisteiros, por exemplo. Cuidado apenas com porta-retratos com fotos familiares: são ótimos adornos, mas ficam melhor em áreas íntimas.

Reportagem:Paula Aftimus

4 comentários:

Fernanda 19 de junho de 2008 às 11:01  

Aninha nós estamos passando pela mesma fase! A sala de tv ainda é só caixas esperando para serem abertas (a tv esta temporariamente no quarto), faltam tapetes, cortinas... Mas quase toda semana faço uma aquisição nova pra casa, mesmo que pqna. As proximas serao duas poltronas que estou namorando há séculos e cortinas pro meu quarto!

Gaby 19 de junho de 2008 às 11:41  

Oii!! Bem legais essas dicas. Ainda não tenho a minha casinha mas espero que ainda este ano eu me mude!!Já vou ficando craque na decoração e organização de casa com as dicas que estão aqui!!Valeu!!
Bjokas

Gaby 19 de junho de 2008 às 11:42  

Ahh!! Eu queria já a começar a comprar as coisas pra minha casa, tipo um mini enxoval pois assim qnd me mudar já tenho bastante coisa.Será que me podes dar umas dicas do que é mais básico ???bjo

Ana Medeiros 19 de junho de 2008 às 11:52  

Fê,é uma fase que a gente pira o cabeção quando chega em uma loja de decoração ne?? Eu não posso nem ir ao supermercado que passo logo nas "utilidades domésticas".

Gaby, vou fazer um post falando do basicão ta? Pelo menos do que vejo que tem mais necessidade...Fico te devendo, mas já tá anotado!!


Beijos

MySpace Backgrounds

  © Blogger templates The Professional Template by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP